Notícia:
43º Festival de Folclore em Olímpia.
http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=28712&more=1&c=1&pb=1
22 de Agosto - Dia do Folclore
http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=29072&more=1&c=1&pb=1
Análise:
Folclore são as manifestações culturais de um povo, seja através da música , dança, artesanato, culinária, histórias, vestimentas, etc. Ele faz parte do patrimônio imaterial de um local, por isso a valorização das manifestações folclóricas tendem a enriquecer o patrimônio cultural de uma região.
O folclore, além de ser uma maneira de resgatar as tradições de um povo, é também uma de forma de compreender a cultura atual.
E por que não tornar o folclore a marca de uma cidade, fazendo com que as pessoas "de fora" , os turistas, conheçam e participem das tradições daquele local, permitindo a troca de experiências?
Em minha opinião, o turismo não é uma forma de descaracterização da cultura e sim um jeito de agregar experiências, conhecimento e vivência. O turismo pode até modificar uma cultura, mas nunca acabar com a tradição de um local, pois mesmo que a cultura seja nova ela tem vestígio do passado.
Proposta:
Uma das reportagens acima fala sobre o Festival de Folclore de Olímpia. Este festival para a cidade é uma forma de atrair turistas, movimentado a economia e trazendo desenvolvimento para o local.
Existem algumas cidades que são consideradas pelo turismo "cidades de passagem", onde o turista geralmente só passa o dia ao invés de pernoitar no local. Para estas municípios, é muito importantes a realização de uma calendário de eventos, como uma forma de "segurar" o turista.
Os festivais, sejam de folclore, música, dança, literatura e outros, são sem dúvida, uma "boa pedida" para os calendários de eventos, pois geralmente duram mais de um dia. Eles acontecendo com bastante frequência e cada vez mais aumenta o número de cidades que aderem este tipo de evento.
Os festivais devem ser SENTIDOS pelas pessoas através dos 5 sentidos e não só pela visão. Eles são a representação da tradição de um local e devem levar para a população e para os turistas não só o patrimônio material da cidade, mas também uma cultura que não pode ser vista e nem tocada.
Mas como fazer o turista participar de um festival de uma maneira diferente que não simplesmente tirando fotos? Na progamação de um festival, além de espetacúlos de danças, teatros, atrações musicais e etc, devem ser propostas oficinas, cursos e debates para que o turista seja inserido na cultura daquele local, favorecendo a troca de experiência entre população e visitante e servindo também como um momento de convivência.
Links:
http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp
http://www.manuelzao.ufmg.br/festivelhas2/folder_proposta2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Yes if the truth be known, in some moments I can bruit about that I agree with you, but you may be making allowance for other options.
to the article there is stationary a suspect as you did in the fall issue of this beg www.google.com/ie?as_q=vanderlee master bundle collection 2008 ?
I noticed the phrase you procure not used. Or you partake of the pitch-dark methods of promotion of the resource. I suffer with a week and do necheg
Postar um comentário